Estruturas metálicas e galvanização

Notícias

07/02/2013

Construção da Arena Fonte Nova termina no fim deste mês

Construção da Arena Fonte Nova termina no fim deste mês

Membrana da cobertura de 28 mil m² foi instalada e obras do estádio baiano chegam a 95% de conclusão

 Gustavo Jazra

 

Na terça-feira (5), a última lâmina da cobertura da Arena Fonte Nova, em Salvador, foi instalada. Com isso, as obras do estádio baiano chegaram a 95% de conclusão e devem ser entregues em 28 de fevereiro, dando início à fase de testes. Agora, as calhas soldadas entre as membranas, para permitir a coleta de água para reaproveitamento, estão em fase de finalização.

 

Com 28 mil m² de membrana de plástico de alta performance, reforçada com fibras de vidro (PTFE), a cobertura permitiu a redução de até 40% do consumo de aço, se comparada a uma estrutura convencional. O sistema ainda filtra a incidência da luz solar em até 70%, reduzindo o calor, mas permitindo a iluminação. De acordo com o Diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes, o material é leve e flexível e atende ao conceito de estrutura tensionada da cobertura. Além disso, os testes de desempenho apontam alta resistência às correntes de ventos, durabilidade e facilidade de manutenção e limpeza.

 

O projeto da Fonte Nova mantém o formato de ferradura e abertura para o Dique de Tororó do antigo estádio, porém, proporciona aproximação entre público e gramado, através da estrutura mais verticalizada. O equipamento tem capacidade para 50 mil lugares e assentos cobertos distribuídos por três níveis de arquibancadas.

 

O projeto contempla a implantação de 70 camarotes, dois restaurantes com vista panorâmica para o campo e para o Dique, cerca de 2 mil vagas para estacionamento, espaço cultural (museu do esporte e da música), lojas, 39 quiosques de alimentação, salões de negócios e eventos e 81 sanitários. Foi previsto, ainda, o atendimento às normas brasileiras de acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção, com 12 elevadores e posição de cadeirantes na arquibancada.

 

Esse é o terceiro estádio a ser concluído para a Copa do Mundo de 2014, depois do Mineirão, em Belo Horizonte, e do Castelão, em Fortaleza. Ao todo, a arena vai sediar seis jogos da Copa das Confederações, que acontece em junho e julho deste ano, e demais do campeonato mundial em 2014.

imprimir esta notícia

enviar para um amigo

voltar para listagem